Pesquisar

sábado, 3 de janeiro de 2015

Caças a jato de 4,5° geração

Acima o Mig-31 de 4° geração (1981)
Após a introdução do Mig-31, em 1981, com um radar de varredura eletrônica e velocidade super cruise, e o F-117 Night Hawk, com tecnologia stealth, em 1983, novos conceitos na aviação de combate surgiram... A partir de então, todos aviões considerados dentro do padrão "stealth" são considerados como aviões de combate de 5° geração e alguns dos super cruise + radares eletrônicos multimodo, como de 4,5° geração.
*
Acima o F-117 Night Hawk de 5° geração (1983)
*
Porém a grande diferença tecnológica existente entre os EUA e o restante do mundo, fez com que somente a USAF utilize hoje aviões de 5° geração. Outros caças foram desenvolvidos a partir de então, com design e materiais estruturais convencionais e mesmo não sendo furtivos, compartilham em vários aspectos, características dos aviões furtivos de 5° geração da USAF.
*
Aceita por alguns, foi então criada uma nova designação para esse tipo de aeronave, o avião de combate de 4,5° geração. Desses temos:
*
Dassault Rafale
O Rafale é o caça multifuncional francês de 4,5° geração que foi introduzido em 2001 para substituir o Mirage 2000. Seu design é similar ao de um Mirage 2000, porém o Rafale possui 'canards' como o Gripen de 1987 e dois motores, o que lhe assegura uma categoria acima de peso e capacidade. Sua principal característica em comum com os "stealth" é a capacidade de vôo supercruise.
*
Eurofighter Typhoon
O Typhoon é um caça médio, multifuncional, de fabricação européia, que veio para substituir uma série de aviões, tanto europeus como o Tornado, o Jaguar e o Draken, como os americanos  F-16 e F-4, além claro do soviético Mig-29. O caça é produzido por um consórcio europeu que envolve a Alemanha, a Inglaterra, a Itália, a Espanha e a Áustria. Suas características similares aos "stealth" são o uso de composites estruturais na fuselagem, para minimizar o RCS do avião e a capacidade de vôo supercruise.
*
Sukhoi Su-35S
O Sukhoi Su-35S é um avião derivado do Su-35 de 1995 com radar avançado, eletrônicos avançados, capacidade de transporte de grandes armas além claro, da capacidade de super manobrabilidade, devido a seus motores com bocais vetoráveis. Suas características são as mesmas de um 'stealth' porém montadas em uma fuselagem de Su-27. Tecnicamente o Su-35S estaria em desvantagem perante um 'stealth' somente por ter uma RCS maior, sendo assim mais facilmente detectável.
*
Jian J-11BS
A China desenvolve um programa paralelo a construção licenciada dos caças russos Su-27. Esse programa paralelo visa o desenvolvimento e possível produção em massa de um avião de 4,5° geração com capacidades multifuncionais similares a um Su-35S. Várias designações são empregadas nos modelos de caças desse programa, sendo o J-11B ou J-11BS (da foto acima) um desses novos modelos. Não se sabe ao certo ainda muitos detalhes sobre o uso e as características desses aviões, mas certamente concorrerão em um futuro próximo com o Su-30, o Su-35 e o F-15E.
*
JF-17 Thunder
O caça leve multifuncional sino paquistanês também pode ser considerado um avião de 4,5° geração. O avião que fez seu primeiro vôo em 2003 e entrou em serviço em 2007, é o resultado de um consórcio entre a Pakistan Aeronautical Complex e a Chengdu Aircraft Corporation. O JF-17 vem para substituir na Força Aérea Paquistanesa o F-7, o Mirage III e o Mirage 5.
*
HAL Tejas
Com as lições aprendidas após muito uso dos Mirage e Mig-21, a Índia sentiu a necessidade de substituir seus antigos caças leves por um modelo mais avançado. Melhor que comprar é desenvolver, e após 12 anos em testes, em dezembro de 2013, a Força Aérea Indiana recebe seus primeiros HAL Tejas de 4,5° geração.
*
Saab Gripen NG
A Suécia também aposta na 4,5° geração com o Gripen NG (Next Generation), que utiliza-se de radar eletrônico de matriz ativa (AESA) e materiais composites absorventes estruturais, além de poder atingir a velocidade supercruise.
*
Mig-35
O Mig-35 é um Mig-29 de 4,5° geração, pois possui a capacidade de vôo supercruise e um radar eletrônico de matriz ativa (AESA). O avião está atualmente sendo produzido, vagarosamente...... para a Força Aérea Russa, que encomendou 37 aviões, e futuramente será fabricado também para o Egito. Apesar de ser o caça com a melhor aceleração dentre todos os modelos disponíveis na atualidade, o Mig-35 não desperta muito interesse como os caças da família Sukhoi, e recentemente perdeu a concorrência na Índia para o Rafale francês.
*
Mig-29KUB
O Mig-29KUB é o novo caça multifuncional russo embarcado. O projeto que teve início em 1988 só foi completado em 2005, com a necessidade de um avião para substituir o Sea Harrier na Marinha Indiana. Após uma bateria de testes a bordo do porta aviões Almirante Kuznetsov a Rússia também resolveu adquirir 24 desses aviões para a substituição do Sukhoi Su-33. A foto acima é de um dos primeiros Mig-29KUB da VMF, antes de receber a pintura definitiva.
*
F-15SE Silent Eagle
Os EUA que utilizam-se de aviões de 5° geração desde 1983 não tem em serviço nenhum avião similar ou compatível aos caças de 4,5° geração. Sua frota é composta por aviões de 4° ou 5° geração, assim sua produção também é dos caças de 4° e 5°geração. Recentemente a Boeing mostrou um F-15 equipado com materiais composites absorventes e baias internas para o transporte de armas. Dentre todos os aviões de 4,5° geração, o F-15SE Silent Eagle é o que mais se assemelha a um modelo de 5° geração pois é o único que visa exclusivamente a furtividade, porém seu único potencial cliente, a Coréia do Sul, optou pelo F-35 ao F-15SE, assim o projeto Silent Eagle por enquanto está arquivado.
***
Continua em caças de 5° geração

5 comentários:

  1. Flavio curto muito tudo que se relaciona com aviação de combate parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. As matérias estão ótimas, parabéns quando tiver tempo manda uma sobre os subs.que estão entrando em serviço na marinha russa como os classe Borei e yassen/graney alem das novas máquinas aéreas que estão chegando na força aérea do urso russo como ka52,mi28nh,mi26t2 e a modernização dos blackjaks valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Jonatan... Me desculpe, ando meio sem tempo para escrever.. o trabalho e o estudo me tomam grande parte do meu tempo disponível.. mas no decorrer do ano vou postar sim novidades sobre essas máquinas.

      Excluir