Pesquisar

sábado, 3 de janeiro de 2015

Avião de Caça ou avião de Combate ?

Dois termos largamente utilizados para definir algo como:
 Um F-5EM no topo, um A-4 (AF-1) no meio e um Saab J39 Gripen na base da foto acima. Os três são CAÇAS ou Aviões de Combate ? Ou ambos ??
*
E esses ? O que seriam ? O P-3 Orion na base da foto é fácil, um patrulheiro oceânico e o A-29 Super Tucano um patrulheiro de fronteiras talvez ??
*
Difícil né... De cara sei qual será sua resposta, o termo CAÇA ou Avião de Combate pode ser usado para todos, exceto para os aviões a hélice... mas definitivamente também não estás certo, pois o P-3 Orion é um caçador implacável de submarinos e o A-29 Super Tucano pode combater guerrilhas fronteiriças além de ter a capacidade de abater alvos aéreos que voem dentro de seu alcance de caça !
*
Nos aviões da 1° foto:
O Northrop F-5EM, um "interceptador", que pode ser usado como avião de combate em segunda instância, devido a seu baixo desempenho e baixa manobrabililidade em combate, se armado com 4 mísseis como é visto na imagem acima. Como terceira opção, a mais remota, o F-5EM pode ser usado também como bombardeiro.
*
No meio, o AF-1 como é conhecido por aqui o bombardeiro tático Douglas A-4 Skyhawk, que recebe hoje atualizações para portar um radar e mísseis de combate aéreo. Tecnicamente o AF-1M, modificado e atualizado com sistemas eletrônicos e armas israelenses, pode ser considerado um avião de combate, mesmo considerando que ele é subsônico e na configuração mostrada na foto acima, jamais consiga perseguir um grande avião comercial, como um Boeing 777 ou um Airbus A340.
*
Ou o Gripen, um avião multifuncional, que pode executar tanto a função de interceptador, de combate aéreo, de caça a navios, ataque e bombardeiro.
*
Avião de Combate Aéreo ou Interceptador ?
*
O nosso F-5 Tiger é um interceptador ! Pq ? Ele tem uma capacidade boa de manobra se comparado a grandes e pesadíssimos interceptadores clássicos, como o F-14 Tomcat acima, aposentado pelos EUA mas ainda usado pelo Irã, mas é significativamente menos manobrável que um avião de combate atual.
*
A produção do F-5 Tiger (topo da foto) foi encerrada em 1987, devido ao General Dynamics (atual Lockheed Martin) F-16 (no meio) muito mais capaz e manobrável, além claro de seu principal oponente... o avião de combate mais usado no mundo, o Mig-29 (base da foto).
*
O Irã ainda produz uma versão do F-5, o Saeqeh, com deriva dupla assim como o Mig-29. O Saeqeh não possui o corpo achatado como o Mig-29, mas suas derivas, duplas, aumentam significativamente sua capacidade de manobra se comparado a nosso F-5EM.
*
Por mais que falem, o nosso F-5EM, mesmo que atualizado para o padrão dos caças atuais de 4° geração, sua estrutura básica é de um interceptador.
*
Então o que seria um avião de combate ?
*
O termo generaliza muito os aviões em serviço atualmente...
Por exemplo, os dois aviões acima, o canadense CL-215 (topo da foto) e o russo Beriev Be-200 (logo abaixo do CL-215) são aviões de combate... a incêndios !
*
Está corretíssimo dizer que o hidro avião canadense CL-215 é um avião de combate.
*
O termo "Avião de Combate" é usado aqui no Brasil e em Portugal, pois nos EUA normalmente o que vc imagina sobre um avião de combate aéreo é denominado "Fighter Jet" ou seja, o lutador a jato, ao pé da letra.
*
Acima um F-16 da USAF e um Mig-29UB da Bulgária, ambos são típicos combatentes aéreos, pois sua função principal é o "dog fight", ou seja, a briga de cães, que define um combate corpo a corpo, perseguições, manobras, etc.
*
Para isso um verdadeiro avião de combate deve essencialmente ter aceleração e manobrabilidade, algo que falta nos nossos "caças" como o F-5EM e o AF-1M.
*
Ambos, tanto o F-16 como o Mig-29 são aviões de combate que podem executar manobras em alta velocidade, além de possuírem uma excelente aceleração, por isso são os dois aviões de combate mais usados pelo mundo.
*
E esses ?
*
Acima o F-22 Raptor no topo da foto e o Sukhoi Su-30SM na base da mesma foto.
*
Ambos são considerados aviões de combate, porém ambos possuem a capacidade de abater tanto um Mig-29 como um F-16 sem que esses se aproximem para um "combate corpo a corpo".
*
 Acima um F-15E e um Su-35S
*
Os "super caças", ou os "aviões de superioridade aérea" usados hoje, como o F-22 Raptor, o F-15 Eagle e Strike Eagle, o Su-27/30/33 e 35 são hoje as armas perfeitas para o combate aéreo. Esses cinco aviões que citei são capazes de abater qualquer um dos modelos que comentei anteriormente com uma facilidade absurda, pois além de desempenho superior eles transportam mais mísseis e possuem radares mais possantes.
*
O Top Gun de hoje em dia, ou "as armas do topo" são os aviões de superioridade aérea, como o F-22 Raptor da USAF e o Sukhoi T-50 que está em fase de testes para ser entrege a Força Aérea Russa ainda no fim desse ano de 2015.
*
Teoricamente um F-14 Tomcat até pode abater qualquer um desses dois, mas na prática é bem difícil dessa situação hipotética ocorrer... o mais provável é que o Tomcat seja abatido sem mesmo saber de onde veio o míssil.
*
Multifuncionalidade
*
Os aviões de combate multifuncionais, como o F/A-18 E/F norte americano e o Eurofigher Typhoon europeu acima, tanto como o Mig-29K russo e o francês Rafale são caças de combate aéreo de categoria média, multifuncionais, isto é, todos eles podem executar missões de combate aéreo e ataque ao solo.
*
Dentre esses quatro citados acima, só o Eurofighter Typhoon produzido pelo consórcio Europeu, não pode ser operado a bordo de porta aviões.
*
O maior programa militar de toda História, onde está envolvido a maior quantia em dinheiro, o maior número de países e a maior possibilidade de transferência de tecnologia de avião de combate, é o Lockheed Martin F-35 Lightning II, um avião de combate médio, multifuncional, stealth e com uma versão para decolagem vertical. A soma de todas essas características criaram uma aeronave única, estranha, cara, de baixo desempenho e altamente problemática. O avião ainda tem um longo tempo de acertos pela frente, e essa crise na Ucrânia veio coincidentemente bem a calhar quando esse estranho projeto, derivado do Yakovlev Yak-141 soviético, estava a beira do cancelamento. Agora só o tempo poderá dizer se ele poderá voar a mach 1.6 como previsto... se conseguir, será o mais lento dentre todos os multifuncionais... mas só se conseguir...
*
E o AMX, o que é ?
*
O AMX ? Um avião de ataque leve ou bombardeiro tático, não um caça e nem um avião de combate !
*
Vou tentar postar amanhã, se der tempo agora no meu último dia de férias em casa a diferença entre os aviões de ataque, os bombardeiros, os patrulheiros navais, os supressores de defesas, os aviões de apoio aéreo e os "contra insurgências".
***

4 comentários:

  1. Parabéns, seu blog é bem didático, o que falta hoje em dia. Quase todos os sites em português de defesa são mais repetidores de noticias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Paulo ! Eu que escrevo o que acho interessante. Copiar pra mim é horrível...

      Excluir
  2. Parabéns pelos esclarecimentos! e quando puder atualize a pagina.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Muito Legal e Importante Informações!

    ResponderExcluir