Pesquisar

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Tupolev Tu-214R - O novo espião russo

 Agora com as cores definitivas, o Tu-214R está próximo de entrar em serviço na Força Aérea Russa. O avião espião apareceu pela primeira vez em público em maio do ano passado, ainda pintado com o zarcão de fábrica. Pouco se sabe sobre esse avião, pois a Rússia não fez ainda um pronunciamento oficial sobre ele. Pode se dizer pelo seu aspecto que ele será uma plataforma de reconhecimento eletrônico (ELINT), inteligência de sinais (SINGINT) e inteligência de comunicações (SINGINT).
*
Seus painéis eletrônicos recebem todo tipo de ondas de comunicação, em qualquer frequência, o que lhe dá a mesma característica dos RC-135 utilizados pela USAF para "espionar" o mundo todo. A Rússia já tem alguns aviões desse tipo, porém são todos derivados do Ilyushin IL-18, movidos a motores turbo hélice.
*
Acima o Ilyushin IL-18
*
O IL-18 por ser um projeto dos anos 50, tem uma velocidade limitada, porém possui um bom alcance e pode se manter um maior tempo em patrulha buscando sinais eletrônicos. 
*
Boeing RC-135 da USAF
*
A USAF utiliza hoje 22 aviões desse tipo, o modelo entrou em serviço nos anos 60, porém as versões mais recentes que são usadas foram construídas nos anos 90, que permanecem em serviço até hoje. A Royal Air Force também tem encomendados dois RC-135 para ocupar a lacuna deixada após a aposentadoria dos HS Nimrod R1.
Acima o já aposentado Nimrod R1.
*
Veja mais em:
Nova foto do Tu-214R (22 dez 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário