Pesquisar

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pescador chinês pega um míssil russo supersônico !

 Essa é sem dúvidas a notícia mais estranha que já publiquei... parece até estória de pescador ! Mas no ano passado um pescador chinês pegou os destroços de um míssil Klub 3M53E de treinamento, possivelmente disparado de um dos submarinos da Classe 877 Paltus adquiridos pela China.
 A notícia é antiga, e o tradutor de chinês para português não funciona direito, portanto não tenho como informar onde e nem como o pescador conseguiu tal façanha, mas entendendo um pouco mais de pesca que de assuntos militares, creio que o míssil tenha sido pego por uma rede de arrasto.
 O míssil que está todo amassado e sem o radar direcional dianteiro pode ter sido disparado de um dos 12 submarinos convencionais Paltus que a China adquiriu da Rússia entre 1995 a 2007. A arma que possui velocidade terminal de mach 2.9 deve ter se chocado com o mar no fim de seu trajeto, e por se tratar de um míssil de testes não possuía ogiva, assim não explodiu e acabou afundando.
 O Klub-S 3M54E é uma arma antinavio que voa grande parte do seu trajeto a velocidade de mach 0.9, acelerando no fim da trajetória até mach 2.9 para burlar os sistemas de defesa do navio. Nas versões russas, o 3M54E pode atingir navios em distâncias de 550 a 660 km, já nos modelos exportados, como esse que foi para a China, o alcance máximo gira em torno de 200 a 220 km.
Acima o 3M54E em exposição na Maks 2011.
*
Veja mais sobre o míssil 3M54E em:
Veja mais sobre a Classe Paltus em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário