Pesquisar

domingo, 25 de agosto de 2013

F-35 vs Su-35

Nas imagens e vídeos de propaganda divulgados pela mídia e na net em geral, vemos o Lockheed Martin F-35 Lightning II como o representante da liberdade, um verdadeiro ícone do mundo capitalista sobre os antigos, enormes, ineficazes, rombudos e atrasados caças russos.
*
Curiosamente atento as notícias sobre o F-35, encontrei na net alguns vídeos do F-35B na base do USMC em Miramar, San Diego, CA. Os vídeos, em excelente qualidade, mostram um avião totalmente diferente de que se imagina, vejam com seus próprios olhos:
 Notei de interessante nesses três vídeos que o F-35 não é assim tão fantasticamente perfeito como é mostrado nos vídeos e imagens de propaganda, afinal os EUA melhor que ninguém, sabem como produzir imagens e vídeos, visando só as melhores poses ou cenas.
*
Em um vídeo de propaganda, até o Su-35 aparece bonito:
*
No chão, o pequeno e pesado Lightning tem uma aparência um tanto diferente das fotos divulgadas pela net, ele aparenta ser bem curto e compacto, afinal o tamanho é um dos fatores que aumentam a RCS de um avião.
*
Acima o F-35 e o Blackburn Buccaneer
*
Já vi uma matéria comparando o F-35 ao bombardeiro norte americano F-105 Thunderchief, que foi utilizado durante a Guerra do Vietnam, mas aparentemente sua fuselagem lembra mais o bombardeiro inglês Blacburn Buccaneer dos anos 60. Veja bem, não estou dizendo que o F-35 é "cópia" do Buccaneer, mas que "se assemelha".
*
*
Comparado com o Sukhoi Su-35S, que também é um caça multifuncional de mesma época e um possível adversário do Lightning, o F-35 chega a ser tão absurdamente compacto que nem parece um avião de combate, mas sim um bombardeiro, como muitos sites já o classificam.
*
Detalhe do rastreador IR do Lightning
*
Ainda no chão, é possível notar que o IRST do F-35 que na imagem abaixo aparece como um super aparelho futurístico...
Imagem de propaganda do IRST do F-35
*
...não é realmente tudo isso, mas sim uma cúpula de vidro estilizada, assim como a bolha de vidro que cobre o mesmo aparelho utilizado no Su-35S e Su-30SM abaixo:
Detalhe do IRST OLS-35 do Su-30SM
*
Nos vídeos também é possível ver claramente a distorção ótica causada pelo calor gerado pelo motor do Lightning:
Aparentemente ele libera tanto calor quanto qualquer outro avião de caça propulsionado por motor turbofan. Assim certamente o avião é visto com facilidade devido à sua assinatura infra vermelha.
*
Na decolagem, parece que o Lightning, mesmo com seu super motor Pratt Whitney F135, que rende 12.500 kgf de empuxo seco (sem pós combustão), não consegue aumentar rapidamente seu ângulo de subida:
O Su-35S aparentemente consegue uma subida mais rápida, como deveria mesmo ter, devido a uma taxa de peso/potência menor, 1.44kg/kgf, decolando seco (sem pós combustão) e limpo (sem mísseis ou tanques externos), se comparado a proporção de 1.79kg/kgf do F-35.
*
Isso pode sugerir que o F-35 tenha mesmo uma taxa de ascensão realmente baixa se comparado à outros aviões de combate de mesma época.
*
Assim, o F-35 sendo um avião "mais otimizado" para ataque, corretamente ele poderia ser comparado ao Su-30SM, que também é um avião de combate otimizado para ataque.
*
video
O vídeo acima mostra o Su-30SM em vôo, mesmo assim, aparentemente ele tem um desempenho um pouco superior ao F-35.
*
Do site Ausairpower, que questiona a eficiência do Lightning para a Real Força Aérea Australiana, copiei a imagem acima, comparando o alcance do radar e dos mísseis do Su-30MK, uma versão de exportação do Su-30SM.
*
Concluindo, podemos crer que o F-35 não é mesmo um super caça como o F-22 Raptor, capaz de várias manobras, com uma taxa de subida elevada e um excelente desempenho, mas sim, que o F-35 é um avião otimizado (e muito) para ataque, que depende única e exclusivamente de sua furtividade para sobreviver em uma situação de combate real...
Se vc não pode me enxergar, não pode me matar...
*
Veja também:
F-35 caro e controverso
F-35 para a Austrália
F-35 vs Su-35S - batalha pela superioridade aérea
links externos: http://www.ausairpower.net/APA-2008-03.html
http://www.businessinsider.com/sukhoi-su-35-competes-with-the-f-35-2013-4?op=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário