Pesquisar

sábado, 3 de agosto de 2013

Cai um avião Beech Baron na marginal da Via Anhanguera, região de Jundiaí - SP

 Hoje por volta das 12:20 caiu um avião bimotor modelo Beech Baron de fabricação norte americana na altura da cidade de Jundiaí no interior de São Paulo.
 Segundo testemunhas, o avião que havia decolado do Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro (Jundiaí) já apresentava fumaça em um dos motores quando em vôo, o proprietário e piloto da aeronave ainda tentou ganhar altitude, mas o avião acabou caindo próximo à pista.
 Lamentávelmente os quatro ocupantes da aeronave faleceram na queda, o empresário de 50 anos, sua esposa de 49, uma filha de 19 e um filho de 13. O Beech Baron tinha como destino a cidade de Batayporã em MS.
 O acidente ocorreu próximo à marginal da Via Anhanguera que dá acesso à Rodovia Dom Gabriel. Apesar da rodovia não ser interditada, o tráfego ficou lento entre o km 57 ao 61 devido à curiosidade dos motoristas.
 Interessante que em todos locais onde vi a notícia, nenhum cita que o avião é fabricado nos EUA. Se fosse russo ou brasileiro, a primeira coisa citada seria sua origem, afinal a mídia brasileira é condicionada a isso.
O Beechcraft 58 Baron é um avião bimotor usado desde 1961 e fabricado até hoje. Algumas versões são turbohélice e outras propulsionadas por um motor a pistão. Não sei ainda informar exatamente qual o tipo de motor era usado nesse caso de hoje.
Contudo, o avião de fabricação norte americana, tido como super seguro (de acordo com a mídia brasileira), já fez uma grande quantidade de vítimas, tem três páginas de acidentes com esse modelo no Aviation Safety Network.

Nenhum comentário:

Postar um comentário