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segunda-feira, 29 de julho de 2013

F-15 vs Su-27 & F-14 vs Mig-31

Antes de tirarem conclusões precipitadas, na postagem de hoje pretendo mostrar não o quanto um é superior ao outro, afinal esses aviões nunca entraram em combate entre si, sendo que qualquer comentário do gênero será mera especulação.
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Mcdonnell Douglas F-15C USAF
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A mensagem que pretendo passar com essa postagem é mostrar as diferenças de design que existem nesses quatro aviões distintos, todos dentro de uma categoria considerada como pesada na aviação de caça atual.
 Mig-31BM da VVS
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Já li muitos comentários sobre o assunto aqui no blog e pela net afora, onde em sua maioria dizem que os aviões russos são atrasados tecnologicamente e rombudos, contrariamente aos norte americanos, que são avançadíssimos e super aerodinâmicos.
 Grumman F-14A Tomcat da IRIAF
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Temos que considerar antes de tudo que vem a seguir no texto, que a USAF com 5.484 aeronaves (incluindo não tripulados) é hoje de longe a maior força aérea do mundo. A USAF tem um orçamento anual de cerca de US$ 140 bilhões, já a VVS possui cerca de 4.000 aeronaves, mas com um orçamento próximo de US$ 16,5 bilhões, cerca de metade de todas essas aeronaves se encontram em péssimas condições ou nem voam mais.
Sukhoi Su-27SM3 da VVS
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De 1991 a 2007, a VVS recebeu pouquíssimas verbas do governo, devida a crise russa da passagem do socialismo para o capitalismo. Em 2008 com táticas atrasadas e aviões em péssimas condições, a VVS perdeu sete aviões para mísseis anti aéreos usados pela Geórgia no conflito que durou cinco dias entre Geórgia e Ossétia. A partir de 2009, com o fortalecimento da economia russa, a VVS vem passando por uma reestruturação e a cada dia recebe mais aeronaves novas.
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Um F-22 Raptor em primeiro plano e um F-15D logo atrás, ambos da USAF
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Para muitos é difícil a aceitação de que alguns caças russos possuem sim uma tecnologia que incomoda os EUA. Se realmente os caças russos fossem assim "tão ridículamente inferiores e atrasados", pq então que a USAF não continuou com os Phantom ? Será que é por causa de suas inúmeras derrotas para Migs 17 e 21 durante a Guerra do Vietnã ? Ou pq não continuaram então com o F-15 ???
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Enfim, perguntas são muitas mas sem uma resposta plausível... Ao que tudo indica, os EUA sentem a necessidade de um novo caça quando os que já possuem lhes parecem obsoletos, portanto sendo assim alguém anda fabricando realmente alguma coisa que realmente incomoda muito a USAF.
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Acima um F-14 da IRIAF
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Vou tentar ser sucinto apenas mostrando o design externo de quatro aviões distintos mas de função e categoria similar, são eles o Mcdonnel Douglas F-15, usado pelos EUA e mais 5 países, o Sukhoi Su-27/30/35 usado pela Rússia e mais 15 países, além do Mig-31 de pouco uso e o F-14 Tomcat, que é usado somente pelo Irã.
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 Acima um F-15D da USAF e um Su-27P da VVS, ambos são caças pesados, de função e categoria similar.
O F-15 apareceu antes do Su-27, assim o F-15 é um derivado direto do Mig-25 de 1964, já o Su-27 é um avião mais recente, que fez seu primeiro vôo em 1977, isto é, 5 anos depois do F-15.
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Um F-14 da US NAVY (já aposentado) e um Mig-31 da VVS, também de função e categoria similar.
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Apesar de ser um caça de combate, o F-15 é muito similar ao interceptador Mig-31, que voou pela primeira vez em 1975. O Mig-31 não é projetado para combate corpo a corpo assim como o já aposentado (nos EUA) F-14 Tomcat, ambos foram projetados para abater alvos a grande distância usando grandes e poderosos mísseis.
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Já vi comentários dizendo que a tecnologia russa de aviões de combate é inferior pois os caças russos são "maiores", mas temos de considerar que, os caças russos possuem um agulhão traseiro (círculo verde) e um tubo pitot (círculo vermelho), que são contados em seu comprimento total, sendo assim, o F-15 fica com 19,43m e o Su-27/30/35 com 21,90m, mas será mesmo que essa diferença de  2,47 metros não é relativa a esses dois acessórios ? Tenho até uma trena para medir, mas infelizmente não tenho a disposição nenhum desses dois caças para tirar essa dúvida.
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Aparentemente existe talvez uma pequena diferença em tamanho de um F-15 para um Sukhoi da família Su-27/30:
 Na imagem acima é possível ver que a disposição dos motores e das tomadas de ar entre um Su-30 e um F-15E são bem diferentes, talvez pela diferença de design o Sukhoi pareça tão rombudo e o F-15 tão aerodinâmico, mas é impossível não notar que o Sukhoi possui motores separados, já o F-15 possui motores juntos.
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Tecnicamente falando os motores separados tem algumas vantagens sobre os motores juntos, pois entre eles há um espaço onde pode-se acondicionar até dois mísseis pequenos ou um míssil de grande porte:
Acima um Su-27SM com dois mísseis ar-ar R-27 no "túnel" formado entre os dois motores, abaixo um Su-30MKI da Força Aérea Indiana com um míssil cruzador supersônico Brahmos entre os motores:
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Muitos dizem que os motores separados aumentam a sustentabilidade do avião quando em vôo, melhorando assim sua performance em um combate aéreo. O F-14 recebeu a configuração de motores separados assim como a família Sukhoi:
 Uma foto antiga de um F-14 decolando à partir de um porta aviões e um Su-27SM3, ambos com motores separados.
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Contudo sabemos que o F-15 e o Mig-31 possuem uma velocidade maior que o F-14 e que os aviões da família Su-27/30:

Tanto o F-15 como o Mig-31 possuem motores juntos (imagem acima)
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 Pode se dizer com certeza, que motores separados aumentam a envergadura das asas e notavelmente a envergadura dos profundores, como se vê claramente na imagem acima, de um F-14A da IRIAF e um Su-30MKI indiano, ambos com motores separados e grande envergadura de profundores.
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Não posso afirmar com exatidão se a maior velocidade do F-15 e do Mig-31 em relação aos demais caças está diretamente ligada a posição de seus motores ou a seu design no geral, pois realmente são bem parecidos, já que ambos de originaram à partir do mesmo avião, o Mig-25:


Tanto o Mig-31 como o F-15 possuem as tomadas de ar laterais e próximas ao cockpit, já o F-14 possui tomadas no meio da seção transversal da fuselagem, o Sukhoi Su-27/30/35 já possui entradas de ar abaixo da fuselagem:
 Talvez o posicionamento diferente das tomadas de ar causem uma impressão de que o Sukhoi é um avião de design rombudo, de grande arrasto e atrasado, porém se visto de cima junto a um F-15, suas linhas são até mais esguias e suaves, como se vê na imagem abaixo, comparativa entre um F-15E e um Su-35S:
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Vistos de frente, o Sukhoi tem mesmo uma aparência esquisita se comparado ao F-15C, tanto devido a seus motores posicionados abaixo da fuselagem como por suas tomadas de ar angulares:

 O F-15C aparenta uma forma mais compacta, já o Su-27 parece estar de forma desengonçada com os motores espalhados abaixo da fuselagem.
 
 Mas convém se dizer que isso não é "atraso de tecnologia" e sim de um design diferente, como pode se observar na imagem acima, um F-14 e um Mig-31.
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 As tomadas de ar do F-14 também são angulares assim como as do Sukhoi, ambos aviões "parecem" que possuem motores espalhados pois ambos tem o "túnel" que separa as turbinas.
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Vistos de frente, tanto o Sukhoi como o Mig-31 não são assim tão rombudos e de aparência atrasada, às vezes isso é só uma impressão causada em nossas mentes !
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 O Su-30MKI e o F-15E vistos de frente, devido aos tanques conformais do F-15E, aparentemente o F-15E é muito mais rombudo que o Su-30MKI !
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Concluindo, não podemos afirmar com exatidão que os caças russos são tão enormes como parecem, e se realmente possuem assim um design tão esquisito ao ponto de torná-los tecnologicamente atrasados.
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Com todas essas imagens comparativas, só fica mesmo difícil é acreditar que o "rombudo" F-15E com tanques conformais de grande arrasto consegue atingir os mesmos mach 2.5+ do F-15C:
 Fica a tabela abaixo com dados da net com o desempenho desses sete modelos de grandes caças de combate citados na postagem.
Se vc quer saber mais sobre esses super caças deve ler também:
Qual avião de combate que vc mais gosta ?
Tamanho é documento ?
Sukhoi Su-30 + Brahmos
Sukhoi Su-30MKI agora com o Brahmos
Sukhoi Su-35S
Sukhoi Su-35S - batalha pela superioridade aérea
Mig-31
Modernização dos Mig-31
Aviação naval russa
Supercruise - velocidade de cruzeiro supersônica
O avião mais rápido do mundo
Mísseis ar ar
Aviões de combate da Força Aérea Russa
Aviões de combate dos EUA
Aviões de combate da Rússia em vídeo
Aviões de combate - Sukhoi
Aviões de combate - Sukhoi parte II
Aviões de combate - Sukhoi parte III
Sukhoi Su-27SM
Lockheed Martin F-22 Raptor
Top 10 - Caças médios
Top 10 - Caças navais
Top 10 aviões de combate

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. reportagem magnífica Flávio. parabéns!

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  3. Achei a sua reportagem bem neutro...sem torcer para os EUA ou a Rússia....Os americanos são superiores por causa da logística (dinheiro, satélites, guerra noturna, espionagem etc..). Quando ocorreu a guerra das Malvinas, os ingleses pediram ajuda logística dos EUA e eles deram porque os laços dos EUA com a Inglaterra são muito grandes...e a Inglaterra venceu facilmente a Argentina. É verdade que Israel (que usa armas predominantemente americanas) venceu em 1973 os árabes (estes usando armas russas)...aí de novo entra a logística...o apoio americano foi fundamental para Israel (reverter uma guerra tida como perdida nos 2 primeiro dias) derrotar um exército bem maior e que atacou primeiro...Se um dia o Brasil fizer uma guerra com a Argentina nós venceremos porque temos dinheiro que os Argentinos....

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  4. Uma ligeira superioridade dos EUA se dá pelos gastos e investimentos. Mas, qualquer força aérea é capaz de competir de igual mesmo com orçamento pequeno. Não creio na inferioridade dos caças russos, assim como não creio que EUA tem tanto poder. Não creio que a velocidade maior tem a ver com a disposição dos motores serem juntos, é mais pela capacidade dos motores e a aerodinamica das asas. Nota-se que o F14 tem uma grande semelhança de uma ave, por isso ele é carismático.

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