Pesquisar

sábado, 2 de fevereiro de 2013

F-104 Starfighter

O Lochkeed F-104 Starfighter foi um dos mais importantes caças norte americanos durante a Guerra Fria, num total de 2578 unidades serviram em forças aéreas de 15 países, além de ser usado em combate na Guerra do Vietnã, nos conflitos entre a Índia e o Paquistão além do conflito entre Taiwan e a China, na ilha de Quemoy, onde quatro F-104 de Taiwan abateram 4 Mig-19 da China.
*
O incrível avião com linhas esguias fez seu 1º vôo em 1954, como uma proposta revolucionária, de combinar alta velocidade, grande altitude e letalidade em combate. Na época todos caças eram limitados em algum ponto, sendo velocidade, teto, radar ou armas. O F-104 deveria (e superou) todos esses problemas.
*
A USAF começou a operar o F-104 em 1958, onde permaneceram ativos até 1969, mesmo durante a era de supremacia dos Phantom. Fora dos EUA os F-104 foram aposentados em 2004 na Itália, porém até o ano passado ainda haviam alguns civis voando em plena capacidade.
*
Na Guarda Aérea Nacional norte americana ele foi aposentado em 1975 e na NASA em 1996. Como estimativas gerais o F-104 serviu durante 46 anos, um record na sua categoria, devido a sua grande confiabilidade e performance.
*
A obra prima foi concebida com idéias do gênio norte americano da industria aeronáutica, o engenheiro chefe da Lockheed 'Kelly' Johnson, o mesmo do SR-71.
*
Durante a década de 60, o F-104 era a garantia de superioridade ocidental sobre os Mig-21 soviéticos que proliferavam nos países do Pacto de Varsóvia. Nessa época uma grande quantidade dessas aeronaves foram transferidas para a europa, e alguns países como a Alemanha (acima) e a Itália chegaram a produzir seus próprios F-104.
*
Mikoyan-Gurevich (Hindustan) MiG-21FL aircraft picture
Como todo avião de caça tem sua época, logo o F-104 foi superado pelo Mig-21FL indiano (acima), na Guerra Indo Paquistanesa de 1971. Assim o caça norte americano acabou sendo gradativamente desativado das forças aéreas, mas devido ao seu fantástico desempenho, o F-104 contiuou a ser exibido em vôos de formação e acrobáticos, além de ser também empregado em vôos de testes e pesquisas.
*
Com mais de 10 records mundiais da aviação, o F-104 atingiu números notáveis, como 36.800 m em 1963. Em 2012 empresas particulares norte americanas ainda pretendiam lançar um foguete espacial a partir de um F-104, porém até o momento o vôo ainda não aconteceu.
*
Acidentes
 Apesar de controverso, o F-104 teve um histórico de perdas em acidentes realtivamente grandes em relação a outros caças, porém essa estatística conta também os F-104 produzidos na Alemanha e no Canadá. A Luftwaffe perdeu cerca de 30% dos seus F-104 e o Canadá 50%. Nos EUA seu nível de perda durante o período de operação foi realtivamente superior aos seus similares da época, o F-102 Delta Dagger e o F-100 Super Sabre, porém nos outros países onde o modelo foi utilizado, poucos acidentes ocorreram.
*
Como considerações finais, posso estar errado, porém não acho justo um avião pequeno e barato, de alto desempenho, que serviu em atividade por 46 anos em 15 países e até o ano passado foi utilizado por civis, ser visto como não-confiável. Se realmente o F-104 fosse uma aeronave ruim, esses números seriam indiscutívelmente muito, mas muito menores mesmo.
******
Características.
Comprimento: 16,60 m
Envergadura: 6,36 m
Peso máximo: 13.100 kg
Velocidade máxima: 2.125 km/h
Razão de subida: 244 m/s
Alcance: 2600 km
Armamento: Um canhão rotativo Vulcan com 6 canos de 20 mm + 1.800 kg em 7 pontos. Em missões ar-ar, o F-104 era armado com 4 mísseis guiados a IR AIM-9 Sidewinder e posteriormente, o F-104S foi equipado com dois mísseis de orientação semi-ativa AIM-7 Sparrow.

Usuários.
EUA, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Grécia, Itália, Japão, Jordânia, Holanda, Noruega, Paquistão, Taiwan, Espanha e Turquia.

3 comentários:

  1. Percebo que gostas do caixão voador, batedor de recordes, inclusive de mortes de pilotos...

    Abs

    PS. Não pude deixar de mexer contigo...

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKKK !!! Gosto mesmo dele, sempre achei o máximo ! Quando eu era moleque, na época da ditadura Geisel, não tínha nem de perto o que a molecada tem hoje de brinquedo... Dentre os brinquedos vagabundos de plástico de uma só cor que meu pai me comprava, tinha carro, trem, avião, navio, bichos, bonecos de soldado, etc... mas os que eu mais gostava era um F-104 e um F-4 Phantom !

    Reconheço que o avião não foi um dos melhores, mas tb não é tão ruim assim como vc disse... se fosse realmente um lixo, teria desaparecido como outros trocentos caças que não passaram de protótipos.

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante a envergadura das asas,
    pequenas, mas existe uma segunda no
    leme de calda, e afinal, quem o projetou foi um gênio.

    ResponderExcluir