Pesquisar

sábado, 5 de janeiro de 2013

VV Tikhomirov - Tecnologia de ponta russa para defesa anti-área

O Instituto VV Tikhomirov de desenvolvimento e projetos cinetíficos é hoje uma das mais avançadas empresas no mundo a desenvolver sistemas de defesa anti-aérea.
*
Apesar da Rússia ter uma tecnologia militar superior ao Brasil, sua renada anual é similar, porém jamais poderemos atingir tal tecnologia sendo manipulados pelo governo norte-americano.
***
O sistema Buk-M (1,2 e 3) e o Tunguska-M são equipamentos criados especialmente para abater alvos aéreos a média e curta distância. 
O Buk-M nas versões 1, 2 e 3, consiste em um lançador de mísseis, um radar de localização e rastreamento, além de um veículo de recarga e um de comando e comunicações.
Os mísseis tem a capacidade de abater qualquer aeronave dentro de 70 km, além de fornecer defesa também contra mísseis balísticos de curto alcance, pois sua velocidade de mach 4,5 é o suficiente para abater qualquer arma atual dentro dessa categoria.
*
Atualmente o Buk-M é o melhor e mais usado sistema de defesa baseado em terra da atualidade, dentro da categoria médio/curto alcance, pois atualmente o Buk-M possui 12 operadores, além de ser copiado pela China, Eua, Bielorrússia e Irã. Seu concorrente direto é o NASAMS de fabricação norte-americana, que utiliza mísseis AMRAAM. O NASAMS tem além dos EUA somente  mais 5 usuários, que por motivos políticos não podem estar adquirindo o Buj-M junto à Rússia.
***
O único defeito do Buk-M é seu poder de letalidade, além de hoje ser o principal adversário das aeronaves da OTAN, o Buk-M também já foi utilizado contra aeronaves russas, em 2008 na Guerra da Geórgia, causando assim como nos aviões americanos, severas baixas à VVS.
**


Nenhum comentário:

Postar um comentário