Pesquisar

domingo, 30 de dezembro de 2012

Helicóptero do Corpo de Bombeiros cai em Copacabana

 Um helicóptero Águia do Grupamento Aeromarítimo do Corpo de Bombeiros caiu no mar da Praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, na tarde deste sábado.
O acidente teria ocorrido no momento que o grupo resgatava um banhista que estava se afogando no local. Quatro tripulantes estavam no helicóptero que afundou logo depois de cair. 
À princípio, a assessoria do Corpo de Bombeiros afirmou que o helicóptero havia feito um pouso forçado na água.
 
 Banhistas que estavam no local relatam que o resgate foi rápido e o piloto do helicóptero saiu mancando, como se estivesse com a perna quebrada. 
 
Os quatro ocupantes da aeronave foram resgatados com ferimentos leves e levados para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Zona Sul. Em seguida, eles foram transferidos para o hospital dos bombeiros, no Rio Comprido.
 O helicóptero teria tido uma perda de rotação na hora do salvamento e optou por um pouso forçado. O subcomandante descartou qualquer possibilidade de erro do piloto.
 Ele também afirma que não há como ter sido causado por uma onda, pois a aeronave fica a 10 metros do mar em resgates.
O subcomandante falou também sobre os relatos de que o banhista teria sido salvo por um surfista. Ela nega a afirmação e diz que um salva-vidas fez o resgate. 
O banhista passa bem e não precisou ser encaminhado para o hospital.
***
As causas do acidente serão apuradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O helicóptero modelo Esquilo da Helibrás, que está submerso, será resgatado com a ajuda de flutuadores e posteriormente rebocado.

2 comentários:

  1. Acho engraçado o comentário "O subcomandante descartou qualquer possibilidade de erro do piloto", ué, a investigação já terminou???? A comissão de investigação ainda nem foi formada, é preciso técnicos, engenheiros e especialistas de várias áreas, que devem demorar no mínimo 60 dias até a gente poder ver algum laudo ou pelo menos um arrazoado ou resumo sintético, mas já decartaram a falha humana... Nessas horas deve-se calar a boca e não dizer nada, tudo é precipitado nesse momento, qualquer afirmação é tolice. Tem uma frase ótima:
    "É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida." (Abraham Lincoln)

    ResponderExcluir
  2. Eu publiquei essa matéria pq estava na net quando a vi, dei uma geral e nem li direito o que estava escrito... Posso até ter postado bobagens... Coloquei mais para mostrar pro pessoal da facu que as vezes o salvamento não dá certo.. Principalmente agora no fim de ano, com as praias cheias... E tb pelo fato de eu ter um put@ medo de helicóptero, nunca voei em nenhum e acredito que jamais voarei. A dois anos atrás caiu um em frente de onde estudo... digamos a janela da minha sala de aula estava a uns 20 metros do acidente: http://noticias.uol.com.br/album/101214helicoptero_album.jhtm

    ResponderExcluir