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segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Yakovlev Yak-130

O novo treinador da Força Aérea Russa
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O Yakovlev Yak-130 é um treinador subsônico de dois lugares avançado ou aeronave de ataque leve, transportando uma carga de combate de 3.000 kg. Como uma aeronave avançada, o Yak-130 é capaz de replicar as características de vários caças de 4 e 5º geração.
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 No início de 1990, o governo soviético solicitou o desenvolvimento de uma nova aeronave para substituir o Aero L-39 Albatros, um treinador de origem Tcheca. O desenvolvimento do Yak-130 começou em 1991 e o projeto foi concluído em setembro de 1993. No mesmo ano, Yakovlev entrou em um acordo com a empresa italiana Aermacchi a trabalhar juntos na produção do avião, denominado a partir de então como Yak/AEM-130. O Yak-130 ficou sendo a versão russa e os M-346 versão para o mercado italiano.
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O primeiro avião de série foi entregue ao centro de treinamento em Lipetsk em 19 de fevereiro de 2010. A VVS pretende comprar pelo menos 72 Yak-130, o suficiente para equipar quatro regimentos de formação. O Comandante-em-chefe coronel-general Aleksander Zelin, anunciou em 8 de novembro de 2011, que o Ministério da Defesa russo assinou um contrato para 65 aeronaves adicionais. Zelin afirmou que as entregas foram prevista para ser concluída até 2017.
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O Yakovlev Yak-130 é equipado com um sistema de portas nas entradas de ar, visando evitar danos causados aos motores quando sugam objetos estranhos decolando a partir de pistas não pavimentadas e grama
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Ele tem um projeto de vida de 10.000 horas de vôo ou 20.000 ciclos de voo, durante toda a vida de 30 anos, podendo inclusive operar em pistas não pavimentadas.
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Yakovlev Yak-130
Tipo: Treinador avançado / Aeronave de ataque leve
Origem: Rússia
Início do desenvolvimento: 1991
Primeiro vôo: 26 de Abril de 1996
Introdução     Fevereiro 2010
Número construído:  27 
Custo unitário: 15 milhões dólares
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Os primeiros pedidos de exportação foram assinados em 2006, quando a Argélia encomendou 16 Yak-130 e Líbia com um pedido de 6 aviões. Em agosto de 2009, o primeiro treinador montado para a Argélia realizou seu vôo inaugural, 3 Yaks foram entregues em novembro de 2011.
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As entregas para a Líbia eram esperadas para 2011-2012, mas o atual  do Conselho Nacional de Transição da Líbia cancelou o pedido em setembro de 2011 como parte de uma revisão de todos os contratos existentes de armas.
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Síria concordou em comprar 36 aviões, mas a entrega destes foi adiada devido ao conflito na Síria.*
A Força Aérea Uruguaia está considerando a aeronave para a futura substituição da A-37, enquanto a Rússia ofereceu o Yak-130 à Sérvia, como parte de um empréstimo de $ 3 bilhões (US$) para a modernização das forças armadas sérvias. 
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Rússia
    Força Aérea da Rússia tem 11 em serviço.
Argélia
    Argelina Air Force tem 16 em serviço.
Vietnã
    Força Aérea Popular do Vietnã ordenou 8.
Síria
    Força Aérea da Síria ordenou 36.
Em abril de 2012, Irkut Corporation presidente, Alexey Fedorov afirmou que existem "mais de dez clientes potenciais". Os clientes incluem Síria, África, Oriente Médio, América Central e Filipinas.
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Características gerais
Tripulação: 2 pilotos
Comprimento: 11,49 m
Envergadura : 9,72 m
Altura: 4,76 m
Área da asa: 253,2 m²
Capacidade de combustível interna máxima é de 1700 kg
Com dois tanques de combustível externos aumenta para 2600 kg
Carga: 3000 kg distribuídos em 7 cabides
Peso carregado: 6350 kg
Max. peso de decolagem : 10290 kg
Motores: 2 × Progress AI-222 -25 turbofan, 2500 kg cada
Velocidade máxima: 1050 km / h
Velocidade de cruzeiro: 887 km / h
Velocidade mínima: 165 km / h
Alcance: 2546 km
Teto de serviço: 12500 m
Taxa de subida: 50 m / s
A velocidade real é de Mach 0,93 e fatores de carga são de -3 a 9 g. A velocidade e distância em uma configuração "limpa" para decolagem são 209 km/h e 550 m , para pouso, 191 kmh e 750 m, respectivamente.

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