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domingo, 1 de julho de 2012

Conheça os modelos de combate da Sukhoi (parte 3)

 Sukhoi Su-37 
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O Su-37 era um Su-35 modificado para ter a capacidade de super-manobrabilidade e utilizar os novos mísseis (na época) R-77 com radar ativo, similar ao norte americano AIM-120 AMRAAM.
Dois aviões foram produzidos, neles foram instalados pela 1º vez na Rússia, motores Lyulka AL-31FP com vetoração de empuxo.
Com esses novos motores, o Su-37 mostrou ao mundo a capacidade de manobra nunca antes vista em nenhuma aeronave de combate:
Aliada a essa capacidade de manobra, as características inigualáveis dessa aeronave foram ainda mais longe, com a instalação de um radar traseiro, dentro do aguilhão de cauda, para um monitoramento aéreo de 360° ao redor do avião (abaixo).
Mesmo com toda essa tecnologia, o Su-37 ainda possuía alguns defeitos, como o radar Phazotron N-011M Zhuk-M, que era um pulso-doppler derivado do N-010 utilizado nos antigos Mig-29. Com esse radar, a aeronave não era, em termos tecnológicos, páreo para os novos caças ocidentais que entravam e serviço naquela época (1996).
Com a queda de um dos protótipos durante um vôo de translado, devida a falha no software de controle da aeronave, o projeto foi então cancelado e todas suas tecnologias foram distribuídas em outras aeronaves de combate fabricadas então pela Sukhoi, como o Su-30MK, o Su-27M e o Su-35BM.
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Sukhoi Su-35BM
Em fevereiro de 2008, em pleno inverno siberiano, a KnAAPO Sukhoi mostra ao público pela 1º vez o mais novo caça multifuncional de 4º++ geração, o Su-35BM.
Sem similares ocidentais, o Su-35BM incorpora pela primeira vez em uma aeronave de combate várias tecologias como:
-Radar AESA;
-Capacidade de combate e ataque (multifunção);
-Monitoramento aéreo em 360°;
-Transporte de até 12 mísseis;
-Motores com vetoração de empuxo;
-Rastreador infravermelho (capacidade anti stealth);
-Super manobrabilidade.
Três protótipos foram contruídos sendo que um deles foi perdido durante um teste do trem de pouso em condições extremas. O modelo foi aprovado pelo Ministério da Defesa da Rússia e entrou em produção com a designação de Su-35S.
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Sukhoi Su-35S
Em outubro de 2010 o primeiro Su-35S (link para matéria) de série faz seu vôo inaugural.
Desde então 4 unidades já foram entregues à VVS de uma encomenda inicial de 48 aviões, previstos para até 2015.
Sua produção será conjunta com o novo T-50 stealth, pois ambos compartilham os mesmos aviônicos, motores e armas.
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