Pesquisar

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Defesa naval parte 2 - ABM

ABM ou anti-ballistic missile, são sistemas conjuntos de radares e mísseis com a finalidade de destruição de ICBMs (inter-continental ballistic missile), que atualmente é a maior ameaça a uma superpotência militar.
*
Míssil Standard SM-3 RIM-161 em testes
*
Hoje comenta-se muito sobre o escudo anti-míssil que os EUA pretendem instalar na Europa para a destruição dos mísseis balísticos russos, se caso forem disparados conta os EUA. O sistema anti-míssil norte-americano tem como arma principal o míssil SM-3 Standard que pode ser lançado de bases em terra e de navios com lançadores verticais Aegis. O SM-3 com uma velocidade máxima de 9600 km/h é a mais veloz dentre todas armas navais.
*
Na Europa, o anti-míssil SM-3 será istalado tanto em bases terrestres como em navios, assim como foi feito no Japão, após a Coréia do Norte realizar testes com o míssil balístico Taepodong-2 com 6500 km de alcance.
Acima, o lançamento do SM-3 a partir do destróier japonês Kongo.
*
 O SM-3 já foi testado na destruição de satélites obsoletos, como na foto acima, onde o cruzador CG-70 USS Lake Erie dispara um SM-3 contra um satélite. Dentre todos os ABM o SM-3 é a arma de maior alcance, podendo atingir alvos até 500 km, porém sua eficiência contra ICBMs gira em torno de 160 a 200 km.
*
 O cruzador USS Shiloh dispara um SM-3 a partir do lançador VLS
Na foto acima é possível ver os dois lançadores VLS em um cruzador da Classe Ticonderoga.
*
Sistema VLS norte-americano
*
Sistema VLS russo no cruzador nuclear Pedro o Grande
*
A VMF também possui um sistema ABM naval, o S-300FM, que possui um alcance de até 200 km e velocidade máxima de 9000 km/h. A arma possui excelente velocidade e tem relativa eficácia contra ICBMs.
O S-300FM é uma versão avançada do S-300F que é disparado na imagem acima pelo cruzador Marechal Ustinov. Assim como a versão anterior do modelo norte-americano, o SM-2, o S-300F tem uma capacidade quase nula de destruição de ICBMs de longo alcance, limitada para mísseis balísticos de médio alcance e eficaz contra mísseis balísticos de curto alcance e aeronaves de grande porte.
*
Futuramente a VMF receberá também novos navios como a fragata Admiral Gorshkov e a corveta Gremyashchy, que são os primeiros navios russos a serem equipados com o novo ABM S-400 Triunfo, que já está operacional em plataformas móveis terrestres.
*
O S-400 tem uma velocidade máxima acima de 12000 km/h e um alcance de 400 km, e de acordo com fontes russas é eficiente na defesa contra ICBMs.
*
 Acima o HMS Daring da Marina Real Inglesa transporta mísseis Aster com 120 km de alcance e velocidade de 4800 km/h.
*
Outros países também utilizam sistemas anti-mísseis eficientes ou de parcial eficiência contra mísseis de médio e curto alcance, porém nenhum com desempenho e eficácia similar ao S-300FM, quanto mais aos SM-3 e S-400.
*
Mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário