Pesquisar

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Conheça os modelos de combate da Sukhoi (parte 2)

Sukhoi Su-30MK
O Su-30MK é uma versão melhorada do Su-30, dentre as melhoras podemos citar eletrônicos, armas, canards e vetoração de empuxo.
 ***
O novo modelo MK é uma aeronave multi função otimizada para combate aéreo, inclusive o "dog fight" (combate corpo a corpo), pois é dentre todos multifuncionais o mais manobrável.
***
 Acima um Su-30MKI e um Eurofighter Typhoon em um exercício Red Flag.
***

O Su-30Mk também é o maior dentre todos caças multifuncionais. Seu tamanho lhe assegura além de um alcance maior, uma capacidade de transporte de peças e aviônicos maiores e mais potentes, além é claro de uma maior capacidade de carga de armamento, como exemplo, o míssil cruzador supersônico Brahmos.

***
Hoje o Su-30MK é o carro chefe das exportações russas no mercado de aeronaves de caça, devido a seu desempenho superior a um F-15E Strike Eagle por quase metade de seu preço. Acima um Su-30MKA da Argélia.
***
 Hoje o Su-30 também é a aeronave de combate do tipo multifuncional mais usada no mundo, ao todo 8 países já possuem o avião 100% operacional e ainda há possíveis usuários aguardando decisão de compra. Acima um Su-30MKM da Força Aérea da Malásia.
***
Sukhoi Su-33
Enquanto na década de 80 era construído o 1º porta aviões a utilizar aviões convencionais na URSS, a US Navy líder mundial nessa área, utilizava nos esquadrões "top gun" os interceptadores Grumman F-14 Tomcat. Como uma luva, o caça Su-27 serviu de modelo para que o 1º caça naval soviético possuísse uma capacidade similar e em alguns pontos até superior ao rival norte-americano.

***
Sem dúvida, o Su-33 é um excelente caça e interceptador, certamente cumprirá seu papel em defender a Frota do Norte contra um ataque aéreo inimigo, porém falta no Su-33 a capacidade de ataque, tanto naval contra outras embarcações de superfície quanto contra alvos em solo, para o apoio de tropas.
Mais sobre o Su-33 em:
***
Su-27UBK
Com o intuito de criar um multifuncional para a substituição do Su-33, a Sukhoi criou um modelo um tanto exótico para um caça. Com uma cabine de aparência similiar ao projeto norte-americano F-111B, o Su-27UBK transportaria o piloto ao lado do operador de armas, como no Su-24 e Su-34.
***
Contudo a Mikoyan que havia perdido a 1º concorrência para o caça naval na época da URSS, desenvolvia em paralelo uma nova versão para o Mig-29K (caça naval embarcado) com um novo radar multifuncional, capacidade para o transporte de mais armamento, uma aparência menos exótica e principalmente um custo menor. O resultado foi que a Mikoyan venceu a concorrência e agora está encarregada da construção dos novos caças para a VMF.

***
Sukhoi Su-34
 Su-34 (link para o texto)
***
Sukhoi Su-35
***
Com os rumores da criação de aeronaves furtivas pelos EUA se iniciou uma nova era na aviação militar. A URSS em desvantagem tecnológica sobre revestimento e design stealth, decidiu a criação de uma nova aeronave de combate com capacidade para localizar e destruir tais aeronaves vindas dos EUA.
***
Em 1988 apareceu um Su-27 com design ligeiramente diferente, com novos canards e motores com vetoração de empuxo. Essa aeronave que foi designada Su-35 passaria por uma fase inicial de testes para testar um novo radar, novos mísseis e a capacidade de super-manobrabilidade enquanto as montadoras produziam os Su-27 para atender as demandas da VVS.
***
Cerca de 15 protótipos de pré-produção foram entregues num lote inicial à VVS porém devido ao elevado custo, a proposta foi suprimida em favor da produção do Su-27M.
***
O Su-35 tinha uma capacidade de manobra nunca vista antes em nenhum avião de combate, assim logo o Su-35 tornou se alvo do público durante o show aéreo nas feiras e exposições.
***
Mesmo com  a pausa em sua produção, o Su-35 continuava a fazer sucesso, tanto que em 1996 foi apresentado um novo modelo designado Su-37, que se originou a partir das lições aprendidas durante os testes do Su-35.
***
Veja mais na 1º parte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário