Pesquisar

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

URK-5 Metel (complexo de mísseis)

O complexo de mísseis Metel é um sistema de armas de dupla finalidade, podendo ser utilizado como arma anti navio ou anti submarino.O sistema entrou operacional em 1969 e permanece em serviço até hoje.
...
 O míssil em si é apenas um transporte para um torpedo com ogiva anti navio de 185 kg ou um anti submarino modelo E45-75A (com 22 km de alcance).
...
 Acima é possível visualizar dentro de um lançador quádruplo as duas variantes do complexo. A esquerda dois Metel armados com torpedo ASW e à direita, com o torpedo anti-navio.
...
 O complexo é utilizado atualmente exclusivamente pela VMF no cruzador Kerch da classe Berkut-B, pelos destróieres da classe Fregat (projeto 1155, foto acima), pelas fragatas Burevestnik e por algumas lanchas de ataque.
...
 Acima o cruzador ASW Kerch, em Sevastopol.
...
Com um alcance modesto de cerca de 50 km, o URK-5 Metel não é comparável aos modernos mísseis anti navio de nossa lista, porém ele possui mais que o dobro do alcance da arma ASW padrão norte americana, o ASROC e como se utiliza de torpedo como arma de destruição, o sistema Metel pode burlar defesas ocidentais como os canhões CIWS.
...
 Acima a fragata Pytlivyy da Classe Burevestnik com o lançador do URK-5 na proa, a vante da superestrutura.
...
Mísseis URK-5 Metel carregados com torpedo em um navio da classe Burevestnik.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário