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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Aviação Naval Russa - AVMF

A Rússia é hoje um dos 14 países que possuem uma força aérea da marinha, que opera aeronaves tanto baseadas em solo como embarcadas em missões costeiras e oceânicas.
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A AVMF, abreviação de Aviatsiya Voenno-morskovo Flota Rossii, ou Авиация Военно-морского флота России em russo, foi criada em 1912 e atualmente é a segunda maior força aérea naval do mundo. A AVMF conta hoje com  cerca de 360 aeronaves.
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Divisões da AVMF
A AVMF conta hoje com 17 bases aéreas, atendendo a Frota do Norte, do Mar Negro, Pacífico e Báltico, além é claro, de um porta aviões na Frota do Norte.
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Porta aviões Almirante Kuznetsov 
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Aeronaves da AVMF
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Sukhoi Su-27UB
O Su-27UB é a versão biposta do caça Su-27, ele pode ser utilizado em missões de interceptação, combate aéreo, treinamento (para o Su-33) além de ataque ao solo e anti navio. 
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Sukhoi Su-33
É o único caça naval embarcado utilizado pela Rússia na atualidade. Sua função é de defesa da força tarefa, podendo ser utilizados em missões de interceptação e combate aéreo.
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Mikoyan Mig-31
 
O interceptador Mig-31 é utilizado nas bases fronteiriças de onde podem defender a área contra aeronaves hostis de grande porte e estratégicas vindas do mar aberto, além da destruição de mísseis cruzadores, lançados de navios e submarinos, que visam como alvo as instalações militares navais costeiras. 
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Tupolev Tu-22M3
O atacante supersõnico Tu-22M3 desempenha na AVMF o papel de defesa contra um ataque proveniente de uma força tarefa naval norte americana. Sua capacidade de transporte de mísseis anti navio supersônicos com ogivas nucleares, aliados a um alcance de 7000 km lhes dão a capacidade de neutralizar qualquer frota naval do mundo. 
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Sukhoi Su-24M/MR
O avião de ataque Su-24 assim como sua variante de reconhecimento MR lhes dão a capacidade de operar em missões táticas localizando e destruindo desde barcos pequenos até navios do porte de uma fragata. 
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Sukhoi Su-25/25UTG
A AVMF utiliza duas versões do Su-25, uma delas, destinada a atacar embarcações pequenas e ou outro (UTG da foto acima), desde o ataque a embarcações, como o Su-25, até executar funções de reabastecimento em vôo, transporte e treinamento. 
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Tupolev Tu-142M3
 
O Tu-142M3 é a maior aeronave de patrulha oceânica, seu tamanho é devido a ser também o mais rápido e de maior alcance dentro de sua categoria. Suas capacidades mantém essas aeronaves ativas desde os anos 80, sem previsão de substituição. Sua missão é localizar e rastrear navios e submarinos hostis em missões oceânicas. 
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Tupolev Tu-142MR
 
O Tu-142MR é uma aeronave de comando e monitoramento dos SSBN da VMF, sua função é a comunicação com submarinos em missão em meio aos oceanos do planeta. 
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Ilyushin Il-38

O Il-38 é a aeronave padrão de patrulha oceânica da AVMF. Seu desempenho, tamanho e função o igualam ao P-3C Orion norte americano. Apesar de executar basicamente a mesma missão do Tu-142M3, o Il-38 é muito mais econômico operacionalmente, óbvio ao custo de menor velocidade e alcance. O modelo que atualmente chega a metade de sua vida útil, vem aos poucos recebendo modernizações como a instalação de um novo radar e novos modelos de torpedos anti submarinos. 
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Ilyushin Il-24RT
O Il-24RT é a aeronave de ELINT da AVMF, com ela são localizados e rastreados sinais eletrônicos diversos propagados pelo ar. Tais sinais podem fornecer dados sobre a localização de alvos na superfície e submersos. 
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Beriev Be-12
O hidro avião anfíbio Be-12 é utilizado na região do Mar Negro para patrulha marítima porém otimizado para guerra anti submarino. Suas funções e capacidades se equiparam ao SH-5 chinês e ao Shin Maywa japonês, que são largamente empregados devido a sua capacidade de pousar e decolar diretamente da água. 
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Antonov An-12
A AVMF utiliza somente a versão cargueira do Antonov An-12 para transporte de cargas até 20 toneladas. Para cargas maiores são utilizadas as aeronaves da VVS. 
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Antonov An-24/26
 
Além dos An-12 a AVMF também dispõe de cargueiros menores como o An-24 e o An-26 (da foto) que possuem capacidade para até 5,5 t. Esses aviões são utilizados para transporte de mísseis, armas e munições em geral. 
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Kamov Ka-27
O Kamov Ka-27 é o helicóptero padrão embarcado da VMF. Sua aparência exótica se deve ao fato do tamanho reduzido dos hangares dos navios de guerra. Sem a proeminente cauda com rotor traseiro, o Ka-27 tem 11,30 m de comprimento, contra 19,76 m do Sikorsky S-70 norte americano. Esse último é muito similar em desempenho e operacionalidade ao K-27. 
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Kamov Ka-29

A versão de ataque ao solo derivada do Ka-27, entrou em serviço no final dos anos 90 a bordo do Almirante Kuznetsov. O Ka-31 tem a mesma função do norte americano Bell Super Cobra do USMC, que é a de fornecer apoio aéreo a tropas em terra. 
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Kamov Ka-31

O Ka-31 AEW é a mais recente aquisição da AVMF para o monitoramento aéreo dos mares. A versão se baseia no Ka-29 porém sem os sistemas de armas e com um radar rotativo em sua parte inferior. Apesar do alcance limitado do helicóptero, o Ka-31 é vital para a orientação e controle de qualquer modelo de aeronave embarcada, pois a partir das informações fornecidas por ele pode se localizar um alvo ou ameaça com antecipação. 
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Mi-8/14/24
A AVMF assim como a aviação naval norte americana ou de qualquer país, possui uma série de helicópteros para patrulha marítima, busca e salvamento, anti submarino, transporte, apoio de tropas e ataque. Além dos modelos específicos de uso naval como os Kamov descritos acima, a AVM ainda opera uma variedade de helicópteros baesados em terra, como o Mi-8 de busca e salvamento visto acima, o anfíbio Mi-14 e o Mi-24 de ataque. 
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Treinamento
 
Não é possivel dizer ao certo quantas e quais aeronaves de treinamento fazem parte da AVMF, porém sabe-se que além do Su-27UB, o Tu-134LL (imagem acima) é utilizado para o treinamento da tripulação dos Tu-22M3. A AVMF também pode utilizar os treinadores tchecos Let-39.
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Futuro da AVMF
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Com a nova política de união criada pela Rússia no setor aerospacial desde 2008, foi decidido que a partir de 2012 algumas das bases e aeronaves serão transferidas para a Força Aérea (VVS). A medida visa em primeiro lugar a redução de custos operacionais e em seguida a modernização das aeronaves das forças armadas russas. Assim a VVS (Força Aérea Russa) ficará com 4 das 17 bases da AVMF além das aeronaves de ataque de longo alcance Tu-22M3, com os Su-24M para convertê-los no padrão atual M2, com os Su-24MR de reconhecimento, os Su-25 e os Mig-31, a serem convertidos para o padrão BM. 
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Ainda é previsto para o futuro a aquisição de novos aviões, como:
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Mikoyan Mig-29K
O Mig-29K é um programa que surgiu na época da construção do Almirante Kuznetsov no início dos anos 90. Na época, o desenvolvimento conjunto do Mig-29M, fez com que o modelo naval recebesse também um radar multi função que lhe permitia o transporte e lançamento de mísses ar superfície e anti navio. Após 20 anos, os Su-33 precisam serem substituídos por um modelo multifuncional, e assim foi escolhido o Mig-29K.
Seu desempenho geral o assemelha em capacidades ao F/A-18E Super Hornet, porém o modelo russo conta com mísseis de longo alcance, rastreador infra vermelho e extrema manobrabilidade em combate corpo a corpo. 
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Sukhoi Su-39
O projeto do atacante naval, em uma versão econômica, Su-39 parece não ter lugar na aviação embarcada da nova Rússia com o advento do Mig-29K, porém ainda é plausível o boato de que esse avião ainda entra em produção. 
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Sukhoi Su-30
O caça multifuncional Su-30 só entrará em serviço na AVMF na região da Criméia para substituição dos antigos Su-24. Outras bases da AVMF não contarão mais com aeronaves de combate, que a partir de 2012 só serão utilizadas pela VVS. 
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Beriev Be-42
Assim como os P-3 Orion norte americanos, o Il-38 necessita de um sucessor, que até então o mais cogitado fica na proposta da Beriev, o Be-42 Albatross. Com capacidade similar ao novo P-8 Poseidon que entrará a serviço da US Navy, o Be-42 é um hidro avião anfíbio de propulsão a jato que quebrou uma série de recordes da classe na década de 90. A Rússia pós colapso da URSS não possuía verba para inicar a produção da aeronave, que até agora encontra-se parada. Assim como o cargueiro Il-76MF evoluiu para o modelo Il-476, renascendo das cinzas após 10 anos, finalmente entrando em produção ano passado, o Be-42 pode também renascer e entrar para a AVMF. 
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Kamov Ka-52 
 
O Ka-52 é um helicóptero de apoio a tropas em solo, será o sucessor do Ka-29 para os novos navios da Classe Mistral que farão parte da VMF em um futuro próximo. Já se iniciaram os testes do Ka-52 em embarcações variadas da Marinha Russa. 
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Tupolev Tu-142

O Tu-142 é uma aeronave que não possui sucessores, ao menos por enquanto. Das unidades em serviço algumas do padrão M3 poderão receber cabides de míssil para o lançamento do Kh-35 Uran anti navio.
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