Pesquisar

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Top 10 Helicópteros de Transporte Pesado

1º Mil Mi-26
Com um rotor de 8 pás de 40 metros de comprimento, duas turbinas totalizando 22800 hp de potência e uma capacidade para 20 t de carga, o Mi-26 é hoje o maior e mais poderoso helicóptero de transporte no mundo. O Mi-26 começou a ser produzido em 1980 durante a URSS e ainda é fabricado pela Rússia.
Sua capacidade de carga sem precedentes o levou a quebrar uma série de records mundiais (sobre helicópteros) dentre eles o de altitude (6700m) em 1996 e o de transporte de carga, com um bloco de gelo contendo um mamute congelado com 25 t em 1999.
Acima um Mi-26 levanta um Chinook com problemas no Afeganistão em 2002. Atualmente o Mi-26 é utilizado comercialmente por 11 países e militarmente por 12 países em missões de resgate, emergências e transporte de tropas. Um total de 276 unidades foram produzidas até agora.
...
 2º Mil Mi-10K
O guindaste voador soviético teve seu desenvolvimento a partir do Mi-6 em 1960, a partir daí 55 unidades foram produzidas pela URSS sendo que algumas ainda permanecem em serviço mantidos por companhias civis na Rússia.
Com uma capacidade de carga de  15 t, o Mi-10 foi superado pelo Mi-26 nesse detalhe, mas ainda tem mais capacidade que qualquer helicóptero ocidental.

...
3º Sikorsky CH-53E Super Stallion
O "garanhão americano" Super Stallion é o maior e mais poderoso helicóptero de transporte produzido fora da Rússia. Com 3 turbinas a máquina de 33 toneladas chega a 315 km/h e transporta até  14,5 t de carga.
O CH-53E é largamente empregado pelos EUA em missões militares ao redor do globo.
...
4º Mil Mi-6
 Produzido em larga escala pela URSS, o Mi-6 foi o monstro de sua época, o maior, de mais capacidade e mais veloz dentre todos helicópteros de transporte (atingiu 340 km/h), porém em meados dos anos 80 foi superado pelo ainda mais "monstruoso" Mi-26.
O Mi-6 já foi utilizado por 21 países, portanto é bem provável algumas das 925 unidades produzidas ainda permanecem em serviço.
 Na Rússia, pode ainda ter algumas unidades do Mi-6 empregados em missões de transporte na Sibéria e na região da Península Kamchatka, tanto por empresas civis como pelo governo russo.
 ...
5º Boeing CH-47 Chinook
O mais famoso pelo seu estilo não convencional e também o mais conhecido por todos dentre os helicópteros de transporte pesado, o Chinook pega nossa 5º colocação com capacidade para 11,8 t. 
 Dos helicópteros de transporte pesado, o Chinook é dentre os modelos norte-americanos mais utilizados pelo mundo. Com 1179 unidades produzidas, o Chinook é utilizado por 20 países.
...
6º Sikorsky S-64 Skycrane
O "guindaste dos céus" com uma capacidade de  carga de 9 t é uma máquina singular devido à sua estranha aparência.
Seu compartimento de carga simplesmente não existe, dando lugar a um suporte para o transporte de cargas externas.
...
7º Sikorsky CH-54 Tarhe
A versão militar do Skycrane também possui 9 t de capacidade de carga, 
por ser um helicóptero militar da categoria pesada, a máquina deveria transportar uma carga superior ao modelo civil, portanto a 7º posição está muito bem colocada para o CH-54 Tarhe.
...
8º Eurocopter EC 725 Super Cougar
O Super Cougar é o helicóptero de maior capacidade de carga produzido fora dos EUA e da Rússia, com a capacidade de 5670 kg o EC 725 pega a 8º colocação.
O EC 725 de fabricação francesa é o maior helicóptero utilizado atualmente pelo Brasil.

 ...
 9º Agusta Westland EH-101
O mais possante dentre todos helicópteros europeus, o EH-101 é basicamente um helicóptero naval de busca e salvamento e anti submarino, mas como tem a capacidade de transporte de 5440 kg em missões de resgate, o helicóptero recebe a nossa 9º colocação.
O EH-101 é resultados de uma  joint venture entre empresas italianas e inglesas utilizado hoje por 7 países em missões militares e governamentais de pesquisa.
...
10º Changhe Z-8 (Avicopter AC313)
O Z-8 é um helicóptero de fabricação chinesa para ASW (guerra anti submarina) e SAR (busca e salvamento) desenvolvido a partir do francês Aérospatiale Super Frelon.
A China também iniciou a produção do modelo civil do Z-8, o Avicopter AC313 que terá um peso máximo de decolagem de 13,8 t.
...
 Mil V-12
Apesar de não fazer parte da lista dos Top 10, deve-se citá-lo, já que falamos de helicópteros para transporte pesado. Com somente 2 unidades construídas no início dos anos 70, o Mil V-12 foi o maior dentre todos helicópteros já produzidos.
Com 105 t de peso máximo de decolagem, 4 turbinas de 6500 hp de potência cada, o Mil V-12 podia elevar mais de 44 t do solo. Inicialmente a máquina foi produzida para o transporte de mísseis balísticos, mas também cogitou-se a construção de um modelo civil.
Devido ao altíssimo custo e a seu tamanho monstruoso, quase 70 metros da extremidade de um rotor a outro, o programa do Mi-12 teve seu fim em 1874 sem ser colocado em produção.

 ...
Tabela de dados comparativos
...

11 comentários:

  1. Olá Flávio.
    Muito interessante o seu blog.
    Gostaria de saber se todos os helicópteros de transporte que apareceram aqui são disponíveis comercialmente? Sabe de valores?
    Ficaria mais interessante ainda a matéria.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Não, somente três deles estão disponíveis a venda, são eles: o Mi-26 (de 20 a 25 milhões de dólares), o CH-47 Chinook (35 milhões US$) e o AW/EH-101 Merlin (21 milhões US$).

    Os demais modelos são muito antigos e não mais fabricados.

    Ou de fabricação limitada (sob lincença) como o caso do Z-8 e o CH-53E Super Stallion pode ter a venda sob aprovação dependendo de fatores político/militares do interessado.

    ResponderExcluir
  3. Ah o Cougar tb pode ser que seja vendido ao Brasil em breve.

    ResponderExcluir
  4. O EC 725 Super Cougar, foi comprado para uso em nossas forças armadas. Sendo inicialmente 16/18 para cada uma delas, além de um lote para uso a serviço da presidencia da republica...

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu blog, mas tenho uma sugestão: acho que seria melhor listar a colocação começando pelo 10° colocado e não pelo primeiro. Ver o 1° logo de cara tira parte da graça em conferir os outros. A sensação de que "o melhor está por vir" prende mais a atenção do leitor. Abraço e continue o bom trabalho.

    ResponderExcluir
  6. O Super Cougar não está sendo produzido sob licença no Brasil pela Helibrás em Itajubá?

    ResponderExcluir
  7. Olá Flavio, seu blog é muito bom, criativo, sintético, parabéns! Concordo no entanto com o Rodrigo França, se você houvesse iniciado a partir do menor para o maior, manteria nossa curiosidade em suspense. De qualquer forma, valeu!

    ResponderExcluir
  8. O mil v-12 sem duvida e o que levanta mais quantidade de peso só o mi 26 halo chega na metade do que ele já levantou.

    ResponderExcluir
  9. Tem apenas um erro no mil v-12 vc colocou que ele parou de ser fabricado em 1874 kkkk,

    ResponderExcluir
  10. Tem apenas um erro no mil v-12 vc colocou que ele parou de ser fabricado em 1874 kkkk,

    ResponderExcluir