Pesquisar

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Incêndio no K-84 Ekaterinburg

No último dia 29/12/2011 ocorreu um incêndio no SSBN K-84 Ekaterinburg, em uma doca seca flutuante na cidade de Murmansk na Rússia.
 O incêndio durou cerca de 9 horas e foi controlado pela manhã do dia 30. O relatório oficial divulga que o incêndio se originou devido a fagulhas decorrentes de uma soldagem que caíram sobre um andaime de madeira.
 O fogo se propagou pela proa, a vante da vela, devido aos seu revestimento emborrachado que diminui a assinatura "acústica" do submarino.
Por estar em reforma na doca seca os torpedos haviam sido retirados, assim o fogo danificou o domo inferior de proa e o sonar.
 O Ekaterinburg serve a VMF desde 30/12/1985, em toda sua vida já passou por uma série de modificações, dentre elas a troca de reator (de 1998 a 2003) e a instalação do míssil R-29RMU Sineva.
 Desde então o Ekaterinburg vem fazendo lançamentos tanto do míssil Sineva como em 2006 de um satélite (Compass-2). O último lançamento do Sineva foi em 20/05/2011 do Mar Branco ao polígono de tiro de Kura, na Kamchatka.
 O Ekaterinburg em Sevmash, Severodvinsk.
 Acima, o Karelia, casco gêmeo do Ekaterinburgo, mostra seu tamanho em um evento antes de voltar a ativa na VMF. O Karelia e o Ekaterimburg são SSBN da classe Delfin.
 Acima na parte inferior da proa do submarino, vê-se o domo de proa do sonar em uma cor mais clara.
O presidente Medvedev ordenou a reparação imediata do Ekaterinburg, já que os submarinos da classe Delfin são os principais SSBN da Rússia, que lhes garantem o poder de retaliação a qualquer ameaça ao redor do globo.
Armados com 16 SLBM R-29RMU Sineva, os 6 submarinos da classe Delfin são junto com os SSBN Ohio (EUA) são atualmente os mais poderosos submarinos do mundo. Porém devido a dissolução da URSS e consequente falta de verbas, a Rússia hoje possui 6 Delfin contra 14 Ohio americanos.
Fontes oficiais da VMF dizem que o Ekaterinburg deve ser reparado no estaleiro Sevmash e que voltará a serviço ativo dentro de um ano.
...

2 comentários:

  1. Hola amigo. Me he tomado la libertad de "tomarte prestadas" unas entradas para mi blog, ya que son extraordinarias.Por supuesto tu dirección está bien visible ya que es mérito tuyo y no mio. Espero que no te parezca mal, si fuere así las eliminarñe y me conformaré con leerlas. Este es mi enlace para que las veas y opines.
    http://cazasyhelicopteros.blogspot.com/

    Un salu2

    ResponderExcluir
  2. Ok, pode ustilizar o conteúdo sem problemas. Abraço.

    ResponderExcluir