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segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ilyushin Il-96 400T

Derivado do Il-86 que operou no Brasil de meados dos anos 80 aos anos 90, o Il-96 400T é uma versão de fuselagem alongada do Il-96 300. O modelo 300 é usado para transporte civil e VIP pelo governo e por algumas companhias aéreas russas e pela Cubana.
 O Il-96 400T é a versão cargueira do proposto Il-96 400 que nunca entrou em serviço. Com uma capacidade de carga de 92 toneladas e alcance máximo de 12000 km, hoje o Il-96 400T é a única aeronave de transporte e carga civil de categoria similar ao Boeing 777 e ao Airbus A330. Também é a única aeronave construída fora do monopólio das indústrias Boeing e Airbus com capacidade de vôo intercontinental.
 Suas encomendas não suprem o custo de uma linha de produção, portanto eventualmente a Ilyushin lança uma aeronave dessas, ou para o governo e companhias estatais, ou para a Polet Airliners, que atualmente é a maior operadora do modelo 400T.
 Dentre todas aeronaves de transporte civil já produzidas na URSS e na Rússia, o Il-96 400T é o maior e de melhor desempenho, sem dúvida um trunfo da aviação russa, pois é uma aeronave de porte e desempenho muito próximo de seus concorrentes ocidentais e com tecnonogia 100% russa. Talvez esse seja seu maior problema relacionado a aceitação no mercado das companhias aéreas do mundo.
Sua tecnologia é tão avançada como dos modelos ocidentais, porém destinada a pilotos e ao limitado mercado russo, onde como aqui no Brasil a maior parte das aeronaves de grandes companhias são de propriedade de empresas que utilizam o "leasing".
 Devido aos aviônicos e motores, hoje o Il-400T é operado além da Polet Airliners, pela Atlant Soyuz, como o avião da foto acima.
Em meados do ano de 1993, a Ilyushin Aviation Complex Aircraft mostrou um protótipo com motores norte americanos Pratt & Whitney como uma tentativa para melhor aceitação da aeronave por companhias aéreas ocidentais.
 Porém devido a uma série de problemas na relação entre as empresas tanto da Rússia como dos EUA o programa Il-96M, como era chamado esse protótipo, foi encerrado. Em 2003 o já dado como morto ressurge como Il-96 400 já com motores russos Aviadvigatel PS-90A1.
Mesmo assim a proposta não agradou as companhias aéreas e agora o Il-96 400 está encostado e sem seus motores... Com a imprevisibilidade dos fabricantes de aeronaves russos, ainda é provável que a aeronave receba novos motores e voe novamente. Mesmo assim a versão de carga 400T ainda continua em produção.
Ainda com baixas encomendas o Il-96 400T em linha de montagem.



Em 31 de outubro de 2011 o novo Il-96 400T sai do hangar para testes na pista.
Em 17 de novembro de 2011 o vôo inaugural.

O destino desse avião é a companhia russa Polet Airliners.
É bem provável que o modelo não supere seus concorrentes ocidentais em encomendas, mas o Il-96 400T ainda não é página virada na História da Aviação Mundial.
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