Pesquisar

domingo, 24 de julho de 2011

Aeronaves de comando do governo russo

 Ilyushin Il-86VKP, também designado como Il-87, é o refúgio presidencial em caso de guerra nuclear. Nessa aeronave se observa a ausência de janelas e portinholas, pois seu interior é blindado evitando ao máximo o contato com o ambiente externo e conseqüentemente à radiação.
 O Il-87 possui sonda de reabastecimento em vôo, característica que lhe permite uma grande autonomia. O modelo está em serviço desde a época da URSS e hoje o governo russo opera quatro dessas aeronaves.
 Ilyushin Il-76VKP ou Il-82, é a versão "econômica" do Il-87, tem as mesmas características, porém em situação de guerra nuclear será utilizado para funcionários de "menor importância" para o governo ou forças armadas. A Rússia conta hoje com duas dessas aeronaves.
 Ilyushin Il-62M, é o mais antigo dentre os jatos de comando do governo russo, ele normalmente é usado como transporte VIP, porém em situações de guerra, também possui capacidade para ação de comando. O governo russo possui uma certa quantidade dessas aeronaves, porém não especificada. Devido a sua idade avançada, os Il-62M deverão ser substituídos pelos novos Tu-214PU.
Ilyushin Il-22M, aeronave turbohélice de comando, usada por militares em campo de batalha. De aparência antiga o Il-20M não desperta muita atenção, pois é derivado do Il-18 (usado como trasporte VIP e civil). Como características o Il-20M é um avião econômico, de pequeno porte, com autonomia de 12 horas e alcance de 6500km. Não se sabe ao certo quantas aeronaves desse tipo estão em serviço nas forças armadas da Rússia, porém o número pode passar de dez.
 Tupolev Tu-214PU, derivado da versão civil Tu-214, o Tu-214PU entrou em serviço em 2008 (para o governo russo), é uma aeronave de médio porte de transporte VIP com capacidade total de comando. Hoje a Rússia opera dois Tu-214PU e mais quatro encomendados.
 Tupolev Tu-142MZ, derivado da versão de patrulha oceânica Tu-142M e da versão de reconhecimento marítimo Tu-142MR, o 142MZ tem como principal função o controle e comando de submarinos. É provável que como seus antecessores, que o 142MZ possua também capacidade de patrulha, lançamento de sonobóias, torpedos e até mísseis, porém não há informações disponíveis sobre esse fato. O Tu-142MZ foi produzido entre 1990 e 1994, porém também não é especificado quantas unidades estão em serviço na AVMF.
 O Tu-142MZ apesar de ser uma aeronave turbohélice, tem um excelente desempenho, como velocidade de 850km/h e alcance de 12000km.
Ilyushin Il-96PU, ou o "Kremlin voador", é a versão do conhecido Air Force One da Rússia. A aeronave possui sistemas de defesa e comando, assim como o luxo e conforto das instalações do Kremlin.
Como a versão americana, o governo russo possui quatro Il-96PU, assim nunca se saberá exatamente onde o presidente se encontra.
*
Veja também:
Forças Armadas da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário