Pesquisar

sábado, 25 de junho de 2011

Sukhoi Su - 35S o mundo está preparado ???

Sabe-se que atualmente existem três aeronaves de combate que detém o posto de "Top gun" ou seja, superioridade aérea. Essas aeronaves tem como finalidade principal controlar o espaço aéreo em uma situação real de combate.
Além do combate aéreo e interceptação, a aeronave pode também realizar ataques contra alvos em solo e navios.
Tecnologicamente é clara uma ligeira vantagem do F-22 Raptor em relação à sua furtividade, porém a gama de mísseis transportada pela família Su-27/30/33 e 35 é muito mais eficaz que a carga tanto do Raptor como a do F-15 Eagle.
***
Apesar de não contar com a tecnologia furtiva, o Su-35S é hoje a aeronave de superioridade aérea da década, pois nele se combinam todos os fatores aprendidos durante a Guerra Fria assim como novos conceitos tecnológicos e de guerra anti-stealth.
***
Dados do OLS-35 IRST (infra red search and tracking) usado pelo Su-35S
***
 Acima um diagrama com a faixa de detecção do radar Irbis-E em relação à seção transversal de radar (RCS) de algumas aeronaves americanas
***

 Acima o diagrama comparativo do alcance dos mísseis ar-ar.
***
 Opções de míssil ar ar para o Su-35S e para os aviões de 5° geração ocidentais
*
O Su-35S tem o melhor equilíbrio dentre todas as aeronaves de combate da atualidade, suas características de desempenho como velocidade, alcance, teto de serviço, etc. pode ser comparável ao F-15, sua carga de armas também é similar à do F-15 em peso, porém o Su-35S pode transportar até 12 mísseis de combate, sendo que desses, seis podem ter um alcance 50% maior que a principal arma do F-15 e do F-22, o AIM-120 AMRAAM.

 ***
O Su-35S também conta com o radar IRBIS-E, o mesmo desenvolvido para o PAK-FA, que hoje é o mais avançado radar que equipa uma aeronave de combate. Junto com o radar, o Su-35S ainda possui um rastreador IRST, que pode ser muito útil em um combate contra uma aeronave stealth sem que essa tenha a chance de disparar primeiro.
***

***
Será mesmo que as aeronaves de combate da atualidade, que são consideradas como "parcialmente eficazes" contra ameaças do leste, terão mesmo eficiência contra o Su-35S? Tirem suas próprias conclusões....


 Finalizando, o Su-35 possui a melhor manobrabilidade de combate dentre todos caças atualmente em serviço, possui um preço baixo pelo que oferece, sendo cerca de 1/3 do valor de um Raptor. Como sabe-se que a produção do Raptor foi encerrada devido ao altíssimo custo e que o futuro caça ocidental padrão será o F-35 Lightning II, que tem um valor bem alto também (duas vezes o valor do Su-35S) e um desempenho bem inferior ao Raptor.

Ficha técnica: Sukhoi Su-35S
Tipo: aeronave de combate multifuncional
Dimensões:
comprimento: 21,90 m
envergadura: 15,30 m
altura: 5,90 m
área alar: 62,0 m²
Pesos:
vazio: 18400 kg
máximo de decolagem: 34500 kg
Motores:
2 turbofans Lyulka Saturn 117S totalizando 29000 kgf de empuxo com pós combustão
Desempenho:
velocidade máxima: 2400 km/h
teto operacional: 18000 m
alcance: normal 3600 km, máximo 4500 km
Armamento:
até 8 toneladas em 12 cabides
Tripulação: 1
Usuários:
Rússia: 10, só do modelo "S"
Possíveis usuários: 
em primeira instância Índia, Malásia e Argélia, depois Venezuela e Indonésia, por último existe a possibilidade de venda também para a China.
***

7 comentários:

  1. Belo avião, se realmente tiver todas as capacidade citadas no texto será um avião com capacidades enormes de combate, um caça genuíno, e que teira como adversários apenas o Raptor americano.

    ResponderExcluir
  2. Esse é o caça q eu gostaria de ver na FAB....sonho meu, lamentável.sds.

    ResponderExcluir
  3. mais uma vez parabens pelo blog,realmente nosso pais tinha que adquirir um caça nestas proporções de superioridade aérea,não podemos desqualificar os concorentes do fx2 pois o f-18 ef e um exelente caça mais dentro do seu padrão que é naval mas nós precisamos é de superioridade aérea em 1º lugar e logico que seria muito bom ter o f-18 mas como caça naval mais ai teriamos que ter um porta aviões maior.

    ResponderExcluir
  4. Olá dhou dhouly, apaguei os comentários replicados. Grato pela visita.

    ResponderExcluir
  5. Com a Rússia produzindo e vendendo os melhores caças fora dos EUA, fico imaginando como seria uma guerra global com várias nações sendo detentoras de uma mesma tecnologia. Talvez a habilidade dos pilotos volte a ser a estrela do palco. Isso se os drones não reinarem soberanos.

    ResponderExcluir
  6. F 22 RAPTOR DERROTA FACILMENTE ESSE AVIÃO SOVIÉTICO

    ResponderExcluir