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quinta-feira, 16 de junho de 2011

Jordânia recebe o 1º Il-76MF

A empresa arérea jordaniâna Jordan International Air Cargo recebe o 1º Ilyushin Il-76MF de produção, confira as fotos:
 O Il-76MF é um cargueiro médio produzido pela Ilyushin Company, uma tradicional empresa russa de aeronaves de transporte. O Il-76MF é concorrente do Boeing C-17 Gobemaster III. Em comparativo, a aeronave americana tem maior diâmetro (5,49 m) e maior capacidade de carga (77,5t), seu custo unitário é de US$ 191.000.000,00, bem mais caro se comparado ao Il-76MF (US$ 60.000.000,00), porém a grande diferença no balanço custo/benefício entre as duas aeronaves é o custo operacional, que do Il-76MF é somente 25% do C-17, sabendo-se que o russo possui 75% da capacidade de carga do americano.
 O projeto iniciou-se em 1995 com a finalidade de substituir os cargueiros da VVS (força aérea russa) Il-76, An-22 e An-12, os dois últimos não são produzidos desde o final da URSS. Mas devido a dificulades financeiras por que a Russia passava na época, o projeto foi arquivado e retomado em 2010 para modernização de eletrônicos e produção em série.
A aeronave baseada no Il-76 tem a fuselagem alongada, novos motores e equipamentos eletrônicos que lhe proporcionam um desempenho superior a seu antecessor. Os principais clientes da fase inicial do projeto é a força aérea russa e a empresa jordaniâna Jordan International Air Cargo. A VVS (força aérea russa) utiliza já recebeu um, porém o modelo é a versão militar do Il-76MF denominada Il-476.

Ficha técnica:

Ilyushin Il-76MF / Il-476

Dimensões:
comprimento: 53,18 m
envergadura: 50,50 m
altura: 14,70 m
área alar: 300 m²
diâmetro da fuselagem: 4,80 m

Peso:
vazio: 95000 kg
combustível: 109500 litros
normal de decolagem: 200000 kg
máximo de decolagem: 210000 kg

Motores:
4 turbofans Aviadvigatel PS-90A-76 totalizando 64690 kgf de empuxo

Desempenho:
velocidade máxima: 850 km/h
velocidade de cruzeiro: 750 km/h
teto máximo: 12000 m
teto operacional: 9000 a 11000 m
decolagem: 1600 m
pouso: 990 m
alcance: com 60t de carga 4000 km, com 40t 6200 km, com carga normal 8000km, máximo mais de 8500 km

Capacidade de carga:
até 60 toneladas

Tripulação:
5

Custo estimado:
entre US$ 40.000.000,00 a US$ 50.000.000,00

Futuros usuários:
A Índia estuda a compra de novas aeronaves cargueiras, os concorrentes são o Il-76MF e o C-17;
Os países árabes como o Emirados Árabes Unidos são também prováveis usuários.

página da web oficial:

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