Pesquisar

quinta-feira, 30 de junho de 2011

China anuncia oficialmente a construção de porta aviões

 Link Flot.ru

O término da construção do ex-Varyag ainda não havia sido anunciada oficialmente pela China até então. O casco do 2° porta aviões soviético em construção (nunca terminada) na Ucrânia foi arrematado em um leilão pela China. A divulgação inicial era de que o casco serviria a um cassino ou a musus flutuantes como o Kiev e o Minsk, porém o Varyag teve um futuro diferente. O casco após um conturbado processo de negociações com a Turquia relativo a burocracia política e taxas por atravessar o estreito de Bósforo, o Varyag foi rebocado ao estaleiro Dalian onde desde 2005 vem recebendo reparos e istalação de novos equipamentos.
***
O Shi Lang como será provavelmente nomeado, deverá estar a serviço da Marinha do Exército de Libertação Popular da China em 2012, sendo que quando for comissionado será o 2° maior e mais poderoso porta aviões do mundo, ficando atrás apenas da classe Nimitz da US Navy
***
Dados indicam que o Shi Lang será diferente do seu irmão Almirante Kuznetsov que serve a VMF, pois o sistema de mísseis P-700 Granit não foi instalado, então certamente o Shi Lang será um porta aviões "puro" como é padrão ocidental e não como um misto de cruzador e porta aviões, padrão da URSS. Sendo assim a capacidade de aeronaves será significativamente maior. 
***
Analisando pelo lado operacional, o Almirante Kuznetsov é um "cruzador porta aviões" com a finalidade de combate a outros navios e a submarinos, já o Shi Lang será como os porta aviões da US Navy, um navio de ataque... Para que será que a China quer um navio de ataque ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário